Estudos

Olá, pessoal!

          Cada classe terá a oportunidade de desenvolver textos ou resumos de aulas e atividades e publicar no blog. Desta forma iremos acompanhando o que nossos professores e alunos estão estudando ou já estudaram!

************************************************
ANO DE 2012

Classe Adolescentes (abril 2012)

Nossos estudos estão sendo baseados na Revista Mega Teen. O título geral das lições é: MEGA MUDANÇAS! O texto que norteia todos os estudos são os versículos 23, 24, 25, 26 e 27 do capítulo 4 de Provébios. Todas as lições estudam e analisam o que o mundo de hoje oferece ao adolescente. Muitos atrativos estão encharcando a mente e o coração deles - o rádio, a TV, o cinema, as revistas e principalmente a Internet, com milhares de informações, mas quase sempre contribuem negativamente para a sua formação. Como podemos atraí-los e, ao mesmo tempo, oferercer-lhes informações de qualidade e conhecimentos que atuem na formação de um CARÁTER e uma CONDUTA semelhantes aos de nosso Senhor Jesus Cristo?  Este é o nosso compromisso e desafio! Temos que impactá-los e desfiá-los a tomar MEGA DECISÕES de forma consciente, madura e definitiva, tornando-os cristãos compromissados com Cristo e com Sua Palavra!

Profa. Elen

Classes Adultos e Jovens (abril 2012)

As Classes Adultos e Jovens estão estudando o livro de Tiago desde o mês de abril! A revista usada como apoio aos estudos é da ed. Cristã Evangélica, "Tiago: a fé em ação.". A ideia geral de Tiago é: 
Tiago, pastor e bom comunicador, provavelmente um dos irmãos de Jesus, deixou muitos conselhos práticos. Temas como: obras, o valor das provações, a prática da Palavra, fé imparcial, o perigo da língua sem controle, condenação aos ricos, a paciência e suas recompensas, permeiam a carta de Tiago. Ainda alertou para a soberba, fofoca, apostasia, preconceitos. Salientou a eficácia da oração e da fé realmente praticadas.
Quer conhecer mais? Discutir e resolver dúvidas sobre estas questões tão atuais? Venha participar conosco! Os professores Pr. Reginaldo e Pbs. José Roberto e Fernando preparam as aulas cada semana com carinho e dedicação para nos ajudar a entender as palavras do livro de Tiago!

Janeiro e fevereiro

         Nos meses de janeiro e fevereiro as classes da EBD ficam juntas, da seguinte forma: Adultos e Jovens; Crianças de 0-7 anos de idade; Juniores e Adolescentes. As Classes Adultos e Jovens terão estudos avulsos, onde cada professor escalado para dar aula escolherá o assunto. As crianças menores estão continuando o estudo que a Profa. Alessandra já estava desenvolvendo ano passado (ver Classe Sementinhas e Cordeirinhos de Jesus (novembro 2011)). Já os juniores e adolescentes estão participando da EBEF (Escola Bíblica e Esporte de Férias). Segue abaixo o resumo das atividades e dos estudos que serão dados pela Profa. Giedre:
"Com muita alegria anuncio a Escola Bíblica e Esporte de Férias (EBEF). Teremos dois meses (janeiro e fevereiro/2012) para conhecer e aprender mais sobre o mundo bíblico através das histórias fantásticas que a Bíblia (a Palavra de Deus) nos conta e, ao mesmo tempo, nos divertir muito!
A EBEF é certeza de aprendizado, crescimento, desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social, alegria, diversão.
Teremos alguns projetos na nossa EBEF:
1. Conhecendo o mundo bíblico;
2. Conquistando relíquias;
3. Caçadores de relíquias;
4. Meu amigo nas férias;
5. MQV (Mais que Vencedores): pontuação e entrega dos prêmios.
Os pré-adolescentes e adolescentes que não forem viajar, venham participar da EBEF.
"Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua Palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamento. Guardei no coração a Tua Palavra." (Salmo 119.9-11)"
Profa. Giedre
PARTICIPE DA EBD NAS FÉRIAS!!! E APROVEITE PARA SE MATRICULAR NESTA ESCOLA TÃO IMPORTANTE E ESPECIAL!!!
------------------------------------------------------- 
ANO DE 2011

Classe Sementinhas e Cordeirinhos de Jesus (novembro 2011)

        A Profa. Ale iniciou novos estudos com os seus pitocos! Eles estão usando o material da Editora Cultura Cristã, 4º trimestre de 2011, Coleção Primeiros Passos: "Tudo era muito bom", autora Alice Gotardelo Delage. Além das aulas, a profa. está desafiando seus alunos e os pais com uma gincana, as crianças levam para casa tarefas e precisam da ajuda e incentivo dos papais! Segue abaixo o resumo que a professora fez da primeira parte dos estudos.
          "Nosso versículo base para as próximas 5 semanas é "Amo o Senhor." (Salmos 116:1). Nossas lições são sobre como e porque Deus criou os animais domésticos, os insetos e as formigas, explorando como esses seres podem nos ajudar a aprender lições para o nosso dia a dia e como podemos aprender com esses pequeninos animais, pois são tão pequenos como meus aluninhos. Eles têm diferenças de cores, tamanhos e texturas como meus baixinhos, mas são todos amados da mesma maneira por nosso Deus assim como cada um dos meus pequenos."
Profa. Alessandra

Classe Davi (setembro 2011)

          Neste domingo (25/09) iniciamos a revista PLUGUINHO 4, vamos aprender e ensinar às crianças lições preciosas sobre: VITÓRIAS E DERROTAS. Dando continuidade a história do povo de Israel, devido a um ato de desobedência, Deus não permitiu que Moisés entrasse em Canaã. Moisés passou a liderança a Josué, que teve a importante tarefa de entrar com o povo na terra prometida e conquistá-la. Josué recebeu a maravilhosa promessa do Senhor: "NÃO TO MANDEI EU? SÊ FORTE E CORAJOSO; NÃO TEMAS, NEM TE ESPANTES, PORQUE O SENHOR, TEU DEUS, É CONTIGO POR ONDE QUER QUE ANDARES." Josué 1.9 
Profa. Irene

Classe Sementinhas e Cordeirinhos de Jesus (junho 2011)

          As Professoras das Classes Sementinhas e Cordeirinhos estão estudando com os seus pitocos o tema Deus responde nossas orações, através do livro de 1 Samuel 1 (Oração de Ana). O versículo central é Salmos 86:6 - "Escuta, Senhor, a minha oração.". Abaixo, colocamos o comentário que a Profa. Alê escreveu no post do dia de 19 de junho para reforçar aos pais a importância da Escola Bíblica para eles mesmos e especialmente para os seus filhos:

"Aos pais que não tem levado seus filhos a essa escola tão importante quanto a secular: Não esqueçam que a responsabilidade pela vida espiritual de seus pequenos é de vocês, não privem seus amadinhos de momentos tão preciosos e inesquecíveis para eles e para vocês. "Ensina a criança no caminho em que deve andar (nos caminhos do Papai do céu) e ainda quando for velho não se desviará dele."
(Professora Alessandra Mendes)

Vamos todos nós valorizar o esforço e amor destas professoras levando nossos filhos à EBD, pensando principalmente no crescimento deles debaixo da Palavra de Deus!

Classe Davi (junho 2011)

          Os estudos que estão sendo desenvolvidos pela Professora Irene e seus alunos neste semestre são sobre a história de Moisés. A Revista utilizada como apoio para as lições e atividades é da Editora Cristã Evangélica, Série Pluguinho, n. 3.

A 1ª lição foi ALGUÉM SUPERESPECIAL, Êxodo cap. 1-4
OBJETIVOS GERAIS DA LIÇÕES:
Aprender que Deus cuidou de Moísés desde bebê até a idade adulta.
Perceber o cuidado de Deus por intermédio de sua fámilia e de pessoas do seu convívio.
Crer que Deus cuida dela assim como fez com Moisés, e orar agradecendo a Ele.

"Em sala de aula temos o momento de oração, onde enfatizamos em agradecer a Deus pelas pessoas que cuidam  deles, seja os pais, babá, professora, avós, empregada. E ainda desenvolvi trabalhos manuais, como um cartão coração, com a inscrição OBRIGADO POR CUIDAR DE MIM, para o aluno oferecer a pessoa que cuida dela. Estamos também decorando o versículo "O SENHOR TE GUARDARÁ DE TODO MAL", Salmo 121.7, e a oração do PAI NOSSO, cada domingo uma parte da oração. E cantamos somente uma musica referente a lição.
Temos ainda um calendário de pontuação, quando o aluno leva Biblia, responde perguntas, fala o versículo, ganha  "chequinhos" para consumir produtos  na feirinha que será realizado na semana das crianças em outubro, um tipo de incentivo. Também arrecadamos uma oferta para os missionários, temos um cofrinho na sala, que será doado na semana missionária, ensinando ao aluno a importância de ajudar os missionários."
(Professora Irene Alban)

Percebam o lindo trabalho realizado nesta Classe, a dedicação e o amor fortemente presentes!
Parabéns!!!
 Classe Crescendo na Fé (maio 2011)

          A Professora Giedre e seus alunos estão estudando os 10 Mandamentos. A revista que a Classe está usando como apoio para seus estudos é da Editora Cultura Cristã, com o título "Vivendo para agradar a Deus", Coleção Mais Que Vencedores (MQV) Júnior, 1º trim. 2011.
          O objetivo geral destes estudos é "Conhecer os acontecimentos anteriores à entrega dos dez mandamentos, observando o amor e cuidado do Senhor [. . . ]" e entender "[ . . . ] que a Lei de Deus é para o nosso bem e que devemos obedecer a ela como demonstração do nosso amor." (Revista do Professor, p. 5).
          Para acessar mais informações sobre as lições desta Revista, acesse o link:

Um comentário:

SUAS SUGESTÕES E SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITO BEM-VINDOS!
AGRADECEMOS!