quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que é a Escola Dominical?

Pessoal!

          Recebemos em nosso email da EBD esta semana uma sugestão do nosso professor Pb. José Roberto para colocarmos no blog um texto - cujo título é o mesmo desta postagem - que foi publicado no Boletim Dominical da Igreja Presbiteriana de Pirassununga. "[...] um comentário muito bonito sobre a Escola Dominical; ele é curto porém muito didático [...]" (professor José Roberto).

          "A Escola Dominical é o departamento mais importante da igreja, porque evangeliza enquanto ensina. A Escola Dominical é também um ministério interpessoal, cujo objetivo básico é alcançar, através da Palavra de Deus, as crianças, os adultos, a família, a igreja e toda a comunidade. Por conseguinte, ela é a única agência de educação popular de que dispõe a igreja a fim de divulgar, de maneira sistemática e pedagógica, a Palavra de Deus. Certo pastor, em sua sabedoria, assim descreveu a Escola Dominical: A Escola Dominical, devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor na casa do Senhor.
           Quatro são os objetivos primaciais da Escola Dominical: 
1- Ganhar almas. Significa convencer o pecador impenitente, através do evangelho de Cristo, quanto a necessidade de arrepender-se de seus pecados. Poderíamos dizer que esse é o principal objetivo da Escola Dominical.
2- Educar o ser humano na Palavra de Deus. Educar é desenvolver a capacidade física, intelectual, moral e espiritual no ser humano, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento. No âmbito da Escola Dominical, educar implica em formar o caráter humano, consoante as demandas da Bíblia Sagrada, afim de que ele (o ser humano) seja o reflexo perfeito dos atributos morais e comunicáveis do Criador.
3- Desenvolver o caráter de Cristo. Também é missão da Escola Dominical desenvolver homens, mulheres e crianças santos. A santidade não se adquire de forma instantânea, pois já dizia certo escritor: A conversão de uma alma é milagre de momento, a formação de um santo é tarefa para uma vida inteira.
4- Treinar pessoas. Embora não seja um seminário, é [das classes da Escola Dominical] que saem dos Diáconos, os Presbíteros, os Evangelistas, os Pastores e os Missionários. Uma pesquisa mostra num cálculo muito modesto que 75% dos membros de todas as denominações, 85% dos Presbíteros e Diáconos e 95% dos Pastores e Missionários foram, em algum tempo, alunos da Escola Domnical. 
           Concluindo: Diante de tudo isso só nos resta afirmar que a Escola Dominical é uma 'oficina' de santos. Ela ensina a estes a se 'adestrarem' na santidade até que venham a ficar em todas as coisas semelhantes ao Senhor Jesus. Valorize a sua Escola Dominical, ore, participe, e lembre-se: não mande seus filhos à Escola Dominical, vão com eles!"

       Queridos, vejam na próxima postagem as fotos do último domingo - 18/09 - quando comemoramos o Dia da Escola Dominical. Em breve colocaremos as fotos do almoço de comemoração do aniversário do nosso Pastor Reginaldo. Um grande abraço em todos!

Referência

IGREJA PRESBITERIANA DE PIRASSUNUNGA. O que é a Escola Dominical? In.: Boletim Dominical. São Paulo, n. 555, 17 set. 2011.

Um comentário:

  1. Como e maravilha ir e viver nossa Escola Dominical. Há se pudesse moraria la, sim, moraria la... aqui e frio, angustiante. Mas junto de vocês o amor flui, a escola de Jesus aquece, limpa, traz esperança e conhecimento. Eu grito, VAMOS,VAMOS a escola que nos aquece e nos educa a amar como Jesus ama e amou. Te amo JESUS.....

    ResponderExcluir

SUAS SUGESTÕES E SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITO BEM-VINDOS!
AGRADECEMOS!